No momento você está vendo Os encontros científicos em torno de Jorge de Sena
Design de Aline Polycarpo sobre fotografia de Fernando Lemos

Os encontros científicos em torno de Jorge de Sena

1979 — Colloquium in Memory of Jorge de Sena – University of California, Santa Barbara (promovido pelo Dept. of Spanish and Portuguese, em 6 e 7 de abril, gerou a publicação Studies on Jorge de Sena. Santa Barbara, UCSB/Bandanna Books, 1981)

1986 — Uma tarde com Jorge de Sena. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (organizada por A. M. Nunes dos Santos, a 4 de junho, gerou a publicação Uma tarde com Jorge de Sena. Lisboa, UNL, 1986)

1988 — Colóquio Internacional sobre Jorge de Sena – University of Massachusetts, Amherst (organizado por Francisco Cota Fagundes, em 7 e 8 de outubro, gerou a publicação Jorge de Sena: o homem que sempre foi. Lisboa, ICALP, 1992)

1993 — Hommage à Jorge de Sena – Théâtre-Poème, Bruxelas (organizado por Anne de Villepin e Maria Manuel Gandra, com apoio da Livraria Portuguesa Orfeu e da Fundação Calouste Gulbenkian, 12 a 14 de março, com a participação de Mécia de Sena, Eduardo Lourenço, Maria de Lourdes Belchior, Luciana Stegagno Picchio, Michelle Giudicelli, José Terra, José Blanco e Carlo Vittorio Cattaneo). Paralelamente, exposição de pinturas de Manuela de Sena (filha do homenageado), exibição do filme Sinais de Fogo, leitura de poemas e a representação teatral da peça Le Physicien prodigieux (em cena de 12 a 28 de março).

1998 — Colóquio “Século XX – Itinerários da Poesia: Vitorino Nemésio, Jorge de Sena, Ruy Belo” – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (organizado pelo Depto. de Literaturas Românicas, de 27 a 29 de abril, gerou o nº 7 da Revista Românica – Itinerários da Poesia. Lisboa, Cosmos, 1999)

1998 — Colóquio Internacional “Jorge de Sena e outros escritores portugueses num Brasil recente”– Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro (organizado por Gilda Santos, de 25 a 27 de agosto, gerou a publicação Jorge de Sena em rotas entrecruzadas. Lisboa, Ed. Cosmos, 1999)

1998 — Congresso Internacional “Sinais de Jorge de Sena” – Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara (organizado por professores dessa universidade, de 30 de agosto a 02 de setembro)

1998 — Colóquio Jorge de Sena – Padrão dos Descobrimentos, Lisboa (promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, de 19 a 21 de outubro, gerou a publicação Jorge de Sena vinte anos depois – O Colóquio de Lisboa. Lisboa, ED. Cosmos/CML, 2001)

2001 – Colóquio Internacional “Tudo Isto que Rodeia Jorge de Sena” – University of Massachusetts, Amherst (organizado por Francisco Cota Fagundes e Paula Gândara, em maio, gerou a publicação Tudo Isto que Rodeia Jorge de Sena, an international colloquium. Lisboa, Salamandra, 2003)

2003 – Seminário “Um quarto de século entre dois séculos: Vitorino Nemésio,Jorge de Sena e Ruy Belo” – Fundação Casa de Mateus, Junho de 2003.

2003 – Colóquio “Jorge de Sena: Ressonâncias” – Cátedra Jorge de Sena, Faculdade de Letras/UFRJ (organizado por Gilda Santos, a 4 de novembro, gerou a publicação Jorge de Sena: Ressonâncias e Cinquenta Poemas. Rio de Janeiro, 7Letras, 2006)

2008 – Colóquio Internacional “Jorge de Sena Cá e Lá: Novas Perspectivas 30 Anos Depois” – University of Massachusetts, Amherst (organizado por Francisco Cota Fagundes e Jorge Fazenda Lourenço, em 25 e 26 de abril, gerou a publicação Jorge de Sena: novas perspectivas, 30 anos depois. Lisboa, Universidade Católica Ed., 2009)

2009 – I Congresso Internacional da Cátedra Jorge de Sena “Andanças Prodigiosas da Literatura: Metamorfoses, Erotismo, Peregrinação, Testemunho”– Universidade Federal do Rio de Janeiro (organização de Teresa Cristina Cerdeira e Monica Figueiredo, de 20 a 22 de outubro, gerou a publicação Metamorfoses 10.2. Rio de Janeiro/Lisboa, Cátedra Jorge de Sena/ Ed. Caminho, 2010)