Os encontros científicos em torno de Jorge de Sena

Metamorfoses_9_extras.jpg
Design de Aline Polycarpo sobre fotografia de Fernando Lemos

1979 — Colloquium in Memory of Jorge de Sena – University of California, Santa Barbara (promovido pelo Dept. of Spanish and Portuguese, em 6 e 7 de abril, gerou a publicação Studies on Jorge de Sena. Santa Barbara, UCSB/Bandanna Books, 1981)

1986 — Uma tarde com Jorge de Sena. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (organizada por A. M. Nunes dos Santos, a 4 de junho, gerou a publicação Uma tarde com Jorge de Sena. Lisboa, UNL, 1986)

1988 — Colóquio Internacional sobre Jorge de Sena – University of Massachusetts, Amherst (organizado por Francisco Cota Fagundes, em 7 e 8 de outubro, gerou a publicação Jorge de Sena: o homem que sempre foi. Lisboa, ICALP, 1992)

1993 — Hommage à Jorge de Sena – Théâtre-Poème, Bruxelas (organizado por Anne de Villepin e Maria Manuel Gandra, com apoio da Livraria Portuguesa Orfeu e da Fundação Calouste Gulbenkian, 12 a 14 de março, com a participação de Mécia de Sena, Eduardo Lourenço, Maria de Lourdes Belchior, Luciana Stegagno Picchio, Michelle Giudicelli, José Terra, José Blanco e Carlo Vittorio Cattaneo). Paralelamente, exposição de pinturas de Manuela de Sena (filha do homenageado), exibição do filme Sinais de Fogo, leitura de poemas e a representação teatral da peça Le Physicien prodigieux (em cena de 12 a 28 de março).

1998 — Colóquio "Século XX – Itinerários da Poesia: Vitorino Nemésio, Jorge de Sena, Ruy Belo" – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (organizado pelo Depto. de Literaturas Românicas, de 27 a 29 de abril, gerou o nº 7 da Revista Românica – Itinerários da Poesia. Lisboa, Cosmos, 1999)

1998 — Colóquio Internacional "Jorge de Sena e outros escritores portugueses num Brasil recente"– Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro (organizado por Gilda Santos, de 25 a 27 de agosto, gerou a publicação Jorge de Sena em rotas entrecruzadas. Lisboa, Ed. Cosmos, 1999)

1998 — Congresso Internacional "Sinais de Jorge de Sena" – Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara (organizado por professores dessa universidade, de 30 de agosto a 02 de setembro)

1998 — Colóquio Jorge de Sena – Padrão dos Descobrimentos, Lisboa (promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, de 19 a 21 de outubro, gerou a publicação Jorge de Sena vinte anos depois – O Colóquio de Lisboa. Lisboa, ED. Cosmos/CML, 2001)

2001 – Colóquio Internacional "Tudo Isto que Rodeia Jorge de Sena" – University of Massachusetts, Amherst (organizado por Francisco Cota Fagundes e Paula Gândara, em maio, gerou a publicação Tudo Isto que Rodeia Jorge de Sena, an international colloquium. Lisboa, Salamandra, 2003)

2003 – Seminário "Um quarto de século entre dois séculos: Vitorino Nemésio,Jorge de Sena e Ruy Belo" – Fundação Casa de Mateus, Junho de 2003.

2003 – Colóquio "Jorge de Sena: Ressonâncias" – Cátedra Jorge de Sena, Faculdade de Letras/UFRJ (organizado por Gilda Santos, a 4 de novembro, gerou a publicação Jorge de Sena: Ressonâncias e Cinquenta Poemas. Rio de Janeiro, 7Letras, 2006)

2008 – Colóquio Internacional "Jorge de Sena Cá e Lá: Novas Perspectivas 30 Anos Depois" – University of Massachusetts, Amherst (organizado por Francisco Cota Fagundes e Jorge Fazenda Lourenço, em 25 e 26 de abril, gerou a publicação Jorge de Sena: novas perspectivas, 30 anos depois. Lisboa, Universidade Católica Ed., 2009)

2009 – I Congresso Internacional da Cátedra Jorge de Sena "Andanças Prodigiosas da Literatura: Metamorfoses, Erotismo, Peregrinação, Testemunho"– Universidade Federal do Rio de Janeiro (organização de Teresa Cristina Cerdeira e Monica Figueiredo, de 20 a 22 de outubro, gerou a publicação Metamorfoses 10.2. Rio de Janeiro/Lisboa, Cátedra Jorge de Sena/ Ed. Caminho, 2010)