É possível que os estudos no Brasil sobre Jorge de Sena tenham começado até antes do prematuro falecimento do autor, em 1978, mas deles não conhecemos rastro.

Rastro deixou, sim, e largo, o primeiro curso monográfico de Pós-Graduação, sobre o conjunto de sua obra, ministrado na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro pela Professora Cleonice Berardinelli, no segundo semestre de 1982, quando, sob o título de “O poliédrico Jorge de Sena”, quis homenagear o dileto amigo pouco antes falecido.

Rastro que se materializa em numerosos trabalhos acadêmicos produzidos a partir da mesma Faculdade de Letras que hoje, muito possivelmente, detém a dianteira internacional nos “estudos senianos”. Quase 30 anos passados sobre aquele curso inaugural, pareceu-nos indispensável dar a conhecer os muitos frutos da semente lançada em boa terra.

Porém, tão extraordinário escritor português não merece ficar confinado ao espaço acadêmico e, por isso, aqui estamos, buscando ampliar o mais possível sua rede de leitores – certos de que ler e fruir são indissociáveis das páginas assinadas por Jorge de Sena.

Agradecendo o generoso apoio de Mécia de Sena e de Emmanoel Santos — sem o qual esta plataforma “seniana” declaradamente brasileira não seria possível –, somos a Gilda Santos e a Luciana Salles, aqui empenhadas em partilhar “o nosso autor”, graças à viabilização técnica do NCE/UFRJ. Depois de termos contado com o apoio inicial  do Sebastião Edson Macedo e da Raquel Menezes, contamos agora com a assistência do Pablo Rodrigues, mas, de certeza, em breve seremos muitos mais, já que este espaço também é seu, aberto a sua colaboração. E vamos juntos LER JORGE DE SENA.

Gilda Santos: Professora de Literatura Portuguesa na UFRJ de 1976 a 2006. Tese de Doutorado (1989) sobre O Físico Prodigioso. Pesquisa de Pós-Doutorado (1992-3) em Santa Barbara, California, junto ao espólio do escritor. Sobre Jorge de Sena, é autora de numerosos textos, orientadora de vários trabalhos acadêmicos e organizadora de publicações e de encontros científicos. Em livro, destaquem-se as coletâneas Jorge de Sena em Rotas Entrecruzadas (Lisboa, Cosmos, 1999) e Jorge de Sena: Ressonâncias e Cinquenta Poemas (Rio, 7Letras, 2006).

Luciana SallesProfessora de Literatura Portuguesa da UERJ, pesquisadora e fotógrafa. Mestre em Poética e Doutora em Literatura Portuguesa pela UFRJ. Autora de Histórias contadas pelo bicho-papão: Oscar Wilde, João do Rio e Horacio Quiroga para crianças (Ed. Porto de Ideias, 2009) e da tese de doutorado Poesia e o Diabo a Quatro: Jorge de Sena e a escrita do diálogo (Ed. Livronovo, 2009), agraciada com o “Prêmio CAPES/2010”, além de diversos ensaios sobre a obra de Jorge de Sena, publicados no Brasil e em Portugal.

Pablo Rodrigues:   Graduando da Faculdade de Letras da UFRJ. Atualmente é monitor do Laboratório de Edição do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura/FL/UFRJ sob a Coordenação do Professor Ricardo Pinto de Souza.

Raquel Menezes: Mestre pela UFRJ, é editora da Oficina Raquel e da Revista pequena morte.

Sebastião Edson Macedo: Doutorando na Universidade da Califórnia, Berkeley. Dissertação de Mestrado (UFRJ, 2009) sobre Arte de Música, de Jorge de Sena. Realizou pesquisa no espólio do escritor, em Santa Barbara (2006) e é autor de artigos sobre Sena editados em periódicos no Brasil e em Portugal.