Novas edições da prosa de Jorge de Sena

Editora Guerra & Paz lança novas edições da prosa ficcional e ensaística seniana.

Neste último dia 21, a editora portuguesa Guerra & Paz lançou três novas edições da obra de Jorge de Sena. Trata-se da novela O físico prodigioso, dos contos Andanças do demónio e do verbete-ensaio Amor. Como consta no site da editora, responsável por boa parte da correspondência do poeta, “Estas ‘Novas Edições’ têm um propósito: dar nova vida à obra de Sena e atrair novos leitores, seja pela selecção dos títulos, seja pela apresentação, seja pelo grafismo e concepção das capas.”

A meta é reeditar toda a obra em prosa do autor, ao menos a ficcional e parte da ensaística. Há a expectativa de que em breve tenhamos uma edição de O príncipe, de Maquiavel, com o prefácio escrito por Sena, que consta no volume Maquiavel, Marx e outros estudos (1991), além da publicação das Novas andanças do demónio, o segundo livro de contos do poeta.

Talvez a maior surpresa desse trio seja o verbete-ensaio Amor, publicado inicialmente no volume Amor e outros verbetes, pela Edições 70, em 1993. O texto, escrito em 1971 para o Grande Dicionário da Literatura Portuguesa e de Teoria Literária, e que versa sobre a temática do amor na história da literatura, até chegar à literatura portuguesa, ganha pela primeira vez uma edição autônoma, o que lhe garante uma posição de destaque na prosa ensaística de Sena.

Com um projeto gráfico impactante, essas edições se somam às da Assírio & Alvim, que vem publicando os livros de poesia, na revitalização da obra seniana, permitindo que ela alcance públicos cada vez maiores e mais jovens, dando-lhes a oportunidade de conhecer melhor esse grande poeta.

Os livros podem ser comprados aqui, onde também se pode ter mais informações sobre eles.

Imagem obtida no site da editora, com as capas dos novas edições