2013/05/09 – Prêmio Jorge de Sena 2012

• Post category:Arquivo

ws

Atribuição do Prémio Jorge de Sena 2012 a Jorge Fazenda Lourenço

Reunido no dia 22 de Abril de 2013, o Júri do Prémio Jorge de Sena, constituído por Margarida Braga Neves, que presidiu, Maria Isabel Rocheta e Ernesto Rodrigues, decidiu por unanimidade atribuir o prémio à obra “Matéria Cúmplice. Cinco Aberturas e um Prelúdio para Jorge de Sena”, de Jorge Fazenda Lourenço (Guimarães, 2012).
Além de dois ensaios sobre a recepção de Jorge de Sena nos anos quarenta e sobre Sinais de Fogo como romance de aprendizagem, o Júri relevou a presença dos tópicos da Guerra Civil espanhola, do exílio e da diáspora em três densos trabalhos que iluminam outras tantas facetas da criação seniana. O volume encerra com a bibliografia de Jorge Fazenda Lourenço sobre o autor de Metamorfoses, ao longo de trinta anos (1982-2012).
O prémio Jorge de Sena, instituído em 2010 pelo CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa), com o patrocínio de mecenas anónimo, galardoou anteriormente ensaios de Vítor Aguiar e Silva (2010) e de Jorge Vaz de Carvalho (2011).

Lisboa, 22 de Abril de 2013

A cerimônia de entrega do prêmio de 2012 a Jorge Fazenda Lourenço está marcada para o dia 4 de Junho de 2013, dia em que se assinala o 35.º aniversário da morte de Jorge de Sena. A sessão realiza-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, como é da tradição, o autor premiado proferirá uma conferência, ora intitulada “Erotismo e escatologia: inquirições senianas”.

EDIÇÕES ANTERIORES:

Prémio Jorge de Sena 2011: Jorge Vaz de Carvalho.

jvc.JPG

Prémio Jorge de Sena 2010: Vítor Aguiar e Silva.

Trinta_Anos_de_Amor_e_Melancolia.jpg