De Jorge Vaz de Carvalho

 

Jorge Vaz de Carvalho é Professor e Coordenador Científico da área de Estudos Artísticos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Lisboa. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa, Mestre em Literaturas Comparadas pela Universidade Nova de Lisboa e Doutorado em Estudos de Cultura pela Universidade Católica de Lisboa, com a tese Jorge de Sena – Sinais de Fogo como romance de formação (ed. Assírio & Alvim, 2010)

Além do ensaísmo, dedica-se à poesia (A Lenta Rendição da Luz, Relógio d’Água, 1992), ao conto e à tradução (Ciência Nova de Giambattista Vico, Fundação Calouste Gulbenkian, Prémio de Tradução Científica e Técnica FCT/União Latina 2006; Canções de Inocência e de Experiência de William Blake, Assírio & Alvim, 2009; Vida Nova de Dante Alighieri, Relógio d’Água, 2010). Exerce ainda constante actividade de articulista e de conferencista, em Portugal e no exterior.

Barítono de carreira internacional, na sua dedicação à música foi Diretor da Orquestra Nacional do Porto e do Instituto das Artes.

 

Leia mais: