Inglaterra Revisitada

Paula Gândara*
-3.jpg

Inglaterra Revisitada, organizada postumamente por Mécia de Sena, congrega seis “Cartas de Londres” e duas palestras intituladas “Viagem à Volta da Literatura Inglesa com Algumas Incidências Sobre a Situação da Cultura” e “Inglaterra Revisitada”, ambas proferidas no Instituto Britânico do Porto a convite da Associação Luso-Britânica. As “Cartas de Londres” foram escritas entre 17 de Outubro de 1952 e 28 de Novembro do mesmo ano. Estas “Cartas” foram transmitidas pela primeira vez num programa de rádio da BBC intitulado “Programa de Língua Portuguesa.” O programa era transmitido aos Domingos, às 19h30m, e encontra-se perdido dos registos sonoros da BBC. As palestras datam respectivamente de 22 de Maio de 1953 e de 15 de Janeiro de 1958, tendo a primeira, “Viagem à Volta da Literatura Inglesa com Algumas Incidências Sobre a Situação da Cultura,” sido posteriormente alterada e publicada como artigo de jornal no suplemento literário “Artes e Letras” do Diário de Notícias de 15 de Agosto de 1957. As alterações do texto estão marcadas em parênteses rectos em Inglaterra Revisitada e o final do artigo, que se seguiria ao último parênteses recto, está inserido nas “Notas Bibliográficas.” “Viagem à Volta da Literatura Inglesa com Algumas Incidências Sobre a Situação da Cultura” é o texto de abertura da obra e serve de facto como introdução ao tema que Sena desenvolverá nas “Cartas”, isto é a literatura e a descrição de ambos os povos, o português e o inglês sob o foco dos interesses específicos das culturas. Como nos diz Jorge de Sena, as “Cartas” surgem “por acidente,” por via do olhar atento do autor e quiçá por motivos circunstanciais. Será interessante referir que não se registou à época qualquer informação crítica sobre as “Cartas de Londres”. De qualquer forma, Inglaterra é uma presença excepcional na obra de Sena, um “lugar mágico” que nas palavras de George Monteiro, ele viu “com os olhos ávidos e atentos de um entusiasta.” (1988: 16). Este olhar, no entanto, é condicionado pelo seu interesse maior, Portugal: ao longo das seis “Cartas” encontramos c. de cinquenta e cinco referências explícitas a Portugal, isto é c. de duas por página, para já não mencionar a quantidade de vezes em que surgem comparações apenas entre “nós” e “eles”. A Inglaterra que se nos apresenta é o lugar da comparação possível, “o país ideal para viver-se e ter saudades de Portugal” (Sena 1986: 9). Uma comparação livre de circunstancialidades e marcada pelo fascínio de uma Inglaterra mater cultural, única, face ao Portugal salazarista do descontentamento. Trata-se igualmente de uma colecção de textos marcados por profunda reflexão pessoal e que, pela sua própria estrutura – de crónica –, se situam num espaço que Sena não mais cultivará, entre o jornalismo e a literatura.


“Inglaterra Revisitada” é o resultado da segunda visita do autor a Inglaterra e serve de conclusão à obra. O texto apresenta um tom disfórico distinto dos anteriores: cinco anos volvidos, a Inglaterra que Sena espelha deriva da grande potência que fora para a humildade humana. Porém, mais do que uma civilização em decadência, Inglaterra é a “imagem de um mundo que nasce” (1986: 68) enquanto Portugal seria sempre a “caricatura trágica do mundo que morre” (1986: 68). Inglaterra Revisitada apresenta-se assim como um percurso da percepção do autor: da Inglaterra íntima à Inglaterra que o rodeia, sempre tendo como pano de fundo Portugal.
 

 

Bibliografia:


=> Gândara, Paula. Inglaterra Revisitada, Do Encantamento do Escritor à Palavra da Homem. Tese de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. 1992.

=> Guimarães, Fernando. “A Literatura Inglesa: ‘A Literatura Inglesa Revisitada.’” Jornal de Letras. 2a ed. 19 Jun. 1990, 12.

=> Lourenço, Jorge Fazenda. “Rec. Inglaterra Revisitada.” Expresso 6 Set. 1986, 8R.

=> Monteiro, George. “Jorge de Sena, um ‘Inglês’ na América.” Letras & Letras 1 Jun in Dossier Jorge de Sena 1988, 9-19.

=> Moser, G.M. “Reviewed work(s): Inglaterra Revisitada by Jorge de Sena. World Literature Today, Vol. 61, No. 1, Inverno, 1987, 82.

=> Navarro, António Rebordão. “Rec. Inglaterra Revisitada: ‘Jorge de Sena e a Inglaterra.’” Jornal de Notícias 9 Set. 1986, 6.

=> Nogueira, Albano. "Rec. Inglaterra Revisitada, de Jorge de Sena.” Revista Colóquio/Letras n.º 99, Set. 1987, 119-121.

=> Pacheco, Fernando Assis. “Rec. Inglaterra Revisitada.” O Jornal, supl. O Jornal Ilustrado 11 Abr. 1986, 37.

=> Sena, Jorge de. Inglaterra Revisitada, (Duas Palestras e Seis Cartas de Londres). Lisboa: Ed. 70. 1986.

=> Sena, Jorge de. England Revisited. Christopher Damien Auretta (trad.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1986.


 

* Doutora em Estudos Luso-Africanos pela Universidade de Massachusetts, e professora de Estudos Lusófonos na Universidade de Miami. Autora da tese de mestrado "Inglaterra Revisitada, Do Encantamento do Escritor à Palavra do Homem".