A pesquisa sobre Jorge de Sena na UFRJ

JorgedeSena0001.jpg

Pelas salas de aula da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 1982 — data do primeiro curso monográfico, ministrado por Cleonice Berardinelli — até estes fins de 2010, passaram pesquisadores de várias gerações, discentes e docentes, que elegeram a obra de Jorge de Sena como objeto privilegiado de suas reflexões.

Comunicações em congressos, palestras e conferências, artigos em periódicos, monografias, dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado somam já número respeitável de itens a enriquecer a bibliografia crítica sobre o "nosso" autor. Bibliografia esta também estimulada pelas publicações e pelos encontros científicos igualmente concebidos e organizados no mesmo espaço acadêmico.

Na impossibilidade de rastrear, e aqui registrar, toda essa produção, acumulada ao longo de 28 anos, optamos por selecionar estudos de temas e de enfoques variados e dá-los a conhecer dentro de uma série, que pretendemos ininterrupta, intitulada "JS lido na UFRJ". Paralelamente, outra série — "Ler e reler JS" — cujo vigor antevemos, abrigará colaborações ensaísticas de todas as procedências possíveis.

Assim, marcando um percurso que partiu da sala de aula e aportou neste espaço virtual, moveu-nos tanto o desejo de celebrar a produção extremamente fértil de um território acadêmico muito preciso, quanto o vivo convite a manter diálogo constante e ilimitado com todos aqueles que, de qualquer lugar, desejem aderir a nossos propósitos.