Pesquisa acadêmica sobre Jorge de Sena

capa-1.jpg

A bibliografia acadêmica sobre Jorge de Sena já se faz volumosa. Abaixo, a listagem dessa produção.

 

Jorge de Sena em teses e dissertações defendidas na Faculdade de Letras/ UFRJ

Luciana Salles. Poesia e o Diabo a Quatro: Jorge de Sena e a Escrita do Diálogo, UFRJ, 2009 (Tese de Doutorado, Orientação de Luci Ruas).

Sebastião Edson Sousa Macedo, As metamorfoses do sujeito em Arte de Música de Jorge de Sena., UFRJ, 2009 (Dissertação de Mestrado, Orientação de Jorge Fernandes da Silveira;Co-orientação de Gilda Santos)

Marcelo Pacheco Soares, Espelhos deformantes: a escrita diabólica de Jorge de Sena em O Físico Prodigioso, UFRJ, 2007 (Dissertação de Mestrado, Orientação de Teresa Cristina Cerdeira da Silva)

Flavia Tebaldi H. Queiroz, A poesia de exílio de Jorge de Sena, UFRJ, 2006 (Dissertação de Mestrado, Orientação de Gilda Santos)

Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza Oliveira, Manda-me o tempo que cante – sobre o pensamento poético de Jorge de Sena, UFRJ, 2000 (Tese de Doutorado, Orientação de Jorge Fernandes da Silveira, Co-orientação de Gilda Santos)

Cláudia Atanazio Valentim, Vozes em exílio dentro da Pátria: alguns ecos na Literatura Portuguesa do Século XX, UFRJ, 1998 (Dissertação de Mestrado, Orientação de Gilda Santos)

Márcia Vieira Maia, Olhares de Eros: uma viagem na ficção breve de Jorge de Sena, UFRJ, 1996 (Dissertação de Mestrado, Orientação de Gilda Santos)

Beatriz de Mendonça Lima, Uma nova legenda de S. Beda: “Mar de Pedras” de J. de Sena, UFRJ, 1996 (Dissertação de Mestrado, Orientação de Gilda Santos)

David do Vale Lima, Sinais de um Testemunho: A Guerra Civil Espanhola e a prosa ficcional de Jorge de Sena, UFRJ, 26 de fevereiro de 1996 (Dissertação de Mestrado, Orientação de Gilda Santos)

Márcia de Oliveira Alfama, Algumas andanças do demônio na obra de Jorge de Sena, UFRJ, 1995 (Dissertação de Mestrado, Orientação de Gilda Santos)

Gilda Santos, Uma alquimia de ressonâncias: O Físico Prodigioso de Jorge Sena, UFRJ, 1989 (Tese de Doutorado, Orientação de Cleonice Berardinelli)

 

Jorge de Sena em outras teses e dissertações defendidas no Brasil

Beatriz Helena Souza da Cruz. Trabalhadores do século XX em poemas de Jorge de Sena. UFF, 2013 (Dissertação de Mestrado, Orientação de Luis Maffei)

Kássia Fernandes da Cunha, Paisagens na poética de Jorge de Sena: peregrinação, visão de mundo e testemunho., UFF, 2010 (Dissertação de Mestrado, Orientação de Ida Ferreira Alves)

Danilo Rodrigues Bueno, A função poético-crítica em Jorge de Sena: problemáticas do poeta moderno., USP, 2009 (Dissertação de Mestrado, Orientação de José Horácio Costa)

Christiano dos Santos Costa, Jorge de Sena e Ruy Belo: diálogos éticos e estéticos, UFF, 2005 (Dissertação de Mestrado, Orientação de Ida Ferreira Alves)

Orlando Nunes de Amorim, À luz do mar aceso: um estudo das relações entre memória individual e memória histórica em Sinais de Fogo, de Jorge de Sena., USP, 2002 (Tese de Doutorado, Orientação de Álvaro Cardoso Gomes)

José Batista de Sales, O Discurso teórico na poesia de Jorge de Sena., UNESP/Assis, 1997 (Tese de Doutorado, Orientação de Luiz Antonio de Figueiredo)

Orlando Nunes de Amorim. O Físico Prodigioso, a novela poética de Jorge de Sena., USP, 1996 (Dissertação de Mestrado, Orientação de Álvaro Cardoso Gomes)

Ana Maria Gottardi Leal, Jorge de Sena: A Modernidade da Tradição, USP, 1984

 

Jorge de Sena em teses e dissertações defendidas em Portugal

Maria da Natividade Esteves Gonçalves. Manuel Bandeira por Jorge de Sena – da poesia maior e menor. Faculdade de Letras do Porto, 2016

Joana Meirim. Literatura e posteridade: Jorge de Sena e Alexandre O’NeillUniversidade de Lisboa, 2014.

Jorge Manuel dos Santos Vaz de Carvalho, Sinais de Fogo de Jorge de Sena: Uma Poética da Formação, Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, 2009.

Silvia Marisa dos Santos Almeida Cunha, Un chant novel. A inspiração (neo) trovadoresca na poética de Jorge de Sena, Universidade de Aveiro, 2008.

Teresa Tomás Ferreira, A Transfiguração Poética em Arte de Música de Jorge de Sena, Universidade do Porto, 2002.

Orlanda de Azevedo, As Metamorfoses do Corpo e a Problematização da Identidade em O Físico Prodigioso, de Jorge de Sena e Orlando, de Virginia Woolf, Universidade de Lisboa, 2001.

Maria Fernanda Conrado, Ekphrasis e Bildgedicht: Processos Ekphrásticos nas Metamorfoses de Jorge de Sena, Universidade de Lisboa, 1996.

Margarida Braga Neves, Para uma Poética da Metamorfose na Ficção de Jorge de Sena, Universidade de Lisboa, 1995.

Victor Mendes, A Origem da Poesia em Jorge de Sena, Universidade de Lisboa, 1994.

Luís Fernando Adriano Carlos, Poética e Poesia de Jorge de Sena: Antinomias, Tensões, Metamorfoses, Universidade do Porto, 1993.

Paula Gândara da Costa Rei, Inglaterra Revisitada: Do Encantamento do Escritor à Palavra do Homem, Universidade Nova de Lisboa, 1992.

Rosa Maria Neves Oliveira, Tragédias sobrepostas: sobre O Indesejado de Jorge de Sena, Universidade de Coimbra, 1991.

Luís Fernando Adriano Carlos, Jorge de Sena e a escrita dos limites: análise das estruturas paragramáticas nos Quatro Sonetos a Afrodite Anadiómena, Universidade do Porto, 1986.
Jorge de Sena em teses e dissertações defendidas em outros países

António M. A. Igrejas, Os Grão-Capitães como sequência de contos: Paratextualidade, Imagética e os contornos de um género literário, University of Massachusetts, Amherst,  2012.

Tomás Maia, Sena, Mutante: O Lugar da História na Poesia de Jorge de Sena (Lendo Metamorfoses), Université de Paris IV, Sorbonne, 1995.

Michelle Giudicelli, Jorge de Sena, l’insurgé: Pour une lecture de Jorge de Sena, Université de la Sorbonne Nouvelle, Paris III, 1994.

Eugénia Vasques, Jorge de Sena: Uma Ideia de Teatro, University of California, Santa Barbara, 1993.

Jorge Fazenda Lourenço, A Poesia de Jorge de Sena como Testemunho, Metamorfose e Peregrinação: Contribuição para o Estudo da Poética Seniana, University of California, Santa Barbara, 1993.

Maria José Azevedo Pereira de Oliveira, Art as a Mirror in the Poetry of Jorge de Sena: The Metamorfoses, King’s College, Londres, 1992.

Claudia Moriconi, O Marinheiro di Fernando Pessoa e Amparo de Mãe di Jorge de Sena: Due opere a confronto, Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, 1991.

Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes, Jorge de Sena, O Físico Prodigioso et Le physicien prodigieux: Étude comparative d’un texte et de sa traduction, Université de la Sorbonne Nouvelle, Paris III, 1990.

Carlo Vittorio Cattaneo, Una Poesia di Jorge de Sena: Studio di strutture, Università degli Studi di Roma, 1970.

 

* Os títulos destacados são links para os textos na íntegra.