Um ano em números

mapa.jpg
Mapa de acessos ao Ler Jorge de Sena. (Google Analytics)

O Ler Jorge de Sena entrou no ar há exatamente um ano, no dia 2 de novembro, aniversário do poeta.

Ao longo dos últimos 12 meses, publicamos 52 "edições" semanais. Entre escritos senianos e estudos sobre Jorge de Sena, passando por séries iconográficas, depoimentos de amigos e ensaístas, arquivos em áudio e vídeo, e um noticiário atualizado sobre publicações recentes, eventos e a pesquisa em torno do autor, já apresentamos ao todo 245 entradas de conteúdo, em que se destacam mais de uma dúzia de contos, 31 antologias temáticas de poesia, além de correspondências até então inéditas, crônicas, ensaios, textos teatrais e traduções.

Todo este material já serviu de base a quase 12.000 consultas; mais precisamente, 11.850 acessos, oriundos de 771 cidades espalhadas por 61 países. O maior número de visitantes está no Brasil: são 5.245 contra 5.029 visitantes portugueses. No entanto, Lisboa é a cidade com o maior número de acessos: são 2.286 visitas ao site. As 10 cidades com mais leitores são um misto de Brasil e Portugal: além da líder Lisboa, recebemos um número expressivo de visitantes do Rio de Janeiro, Porto, São Paulo, Belo Horizonte, Coimbra, Aveiro, Curitiba, Recife e Niterói. Também é representativa nesta estatística a participação de Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Suíça e Angola. 

A grande maioria das visitas ao site, quase 54%, chegam por meio de pesquisas nos mecanismos de busca, como Google, Bing, etc. Os termos de busca chegam a quase 5.000, mas os principais são: "Portugal Democrático", "Ler Jorge de Sena", "Jorge de Sena", e "estudos sobre jorge de sena". Mas também há quem busque por "Trovadores Malditos", "Sophia de Mello Breyner", "Jorge de Sena tradutor", etc.

26% dos frequentadores do site chegam até nós através da newsletter semanal que enviamos para nosso mailing list. Os 20% restantes vêm do Facebook, do Twitter, e de citações e links em diversos sites e blogs, como portugaldospequeninos.blogspot.com, lereduardolourenco.blogspot.com, pequenamorte.com, autoreselivros.wordpress.com, etudeslusophonesparis4.blogspot.com e mais 210 fontes espalhadas pela rede, a quem agradecemos o apoio e a divulgação. 

São números animadores, mas ainda queremos mais. Para que no próximo balanço de aniversário os números sejam muito maiores, pedimos a ajuda de cada leitor e cada colaborador do site. Continuem a conferir nosso trabalho, a recomendar aos amigos, e a incentivar cada vez mais leitores a conhecer melhor a obra de Jorge de Sena.