2018/06/18 – O retorno d’O Físico Prodigioso

  • Post category:Notícias

Uma nova edição do livro O Físico Prodigioso de Jorge de Sena, foi publicada em 22 de Novembro de 2017 pela Guerra e Paz, e apresenta características inéditas, de ilustração e cunho artesanal.

A capa do livro é composta por quatro painéis, «sendo esses painéis revestidos a papel couché de 135 gramas, plastificado a dourado, e a faces do miolo, de cor azul, pintadas à mão», adiantou em comunicado a editora que chancela a obra.

Assim, a capa articulada em painéis faz com que o livro de 216 páginas, depois de completamente desdobrado, apresente um metro de envergadura.

No seu interior, o livro contém 21 ilustrações concebidas pela pintora Mariana Viana que vão ao encontro do experimentalismo narrativo do escritor português radicado no Brasil.

Publicado pela primeira vez em 1966, na coletânea Novas Andanças do Diabo, O Físico Prodigioso é uma novela inspirada na tradição do conto fantástico português, mais precisamente em Orto do Esposo, selecta anónima do século XV que aborda a espiritualidade medieval.

Desta forma, Jorge de Sena explora os elementos míticos e simbólicos presentes naquela obra para, ao criar uma intriga erótica ousada, transmitir uma mensagem de liberdade.

Devido à sua complexidade e riqueza literária, a novela foi reeditada e publicada individualmente em 1977.

Fonte: Espalhafactos